TCC – Trabalho de conclusão de curso

Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Prezados alunos, saudações!

Um dos requisitos para colar grau e concluir o curso de graduação é a confecção e entrega do TCC, dentro do prazo estipulado pela faculdade.

Recomenda-se a procura e escolha do professor orientador o quanto antes para que os prazos estipulados pela faculdade sejam cumpridos sem riscos.


Introdução

Inicialmente há de se escolher um professor orientador para auxiliar nessa tarefa e recomenda-se que a escolha seja feita considerando a matéria que leciona. Além disso há de se verificar a disponibilidade do professor e sua relação com o tema vez que a proximidade do orientador é decisiva para que seja produzido um bom trabalho.

O trabalho que será desenvolvido ocupará tempo e esforço do aluno e portanto recomenda-se que o tema seja um que o aluno tenha conhecimento ou então que poderá ser utilizado em sua futura vida profissional. Esses quesitos são importantes pois, como já dito, para que o trabalho seja bem feito exige-se dedicação e esforço e o resultado será melhor caso o aluno já tenha um conhecimento prévio. Por outro lado, justamente pela complexidade do trabalho e a necessidade de dedicação, caso o aluno escolha um tema prático, que poderá utilizar em sua vida profissional, estará adiantando e produzindo material útil para sua carreira.

Além dessas primeiras escolhas, que mais adiante vamos nos debruçar mais a fundo, há que se planejar em realçar ao tempo. Existem prazos a ser cumpridos e na falta de planejamento o fracasso é quase certo.

Portanto, como em qualquer trabalho acadêmico, o planejamento que inclui a escolha do orientador, o tema e a disponibilidade de tempo, são fatores cruciais para que ao final o trabalho desenvolvido tenha qualidade e não seja o final de um período de sofrimento.


Objetivo

Produzir um trabalho acadêmico dentro da área de concentração do curso (Direito) onde eleito um assunto esse seja pesquisado, analisado, refletido e depositado em um suporte de maneira coerente que comporte, ao seu final, uma conclusão.

Objetivos específicos

  1. Oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver um trabalho acadêmico;
  2. Promover o uso dos conhecimentos técnicos de produção científica aprendidos durante o curso;
  3. Proporcionar o acompanhamento do aluno pelo professor orientador durante o desenvolvimento do projeto e sua execução, sanando eventuais falhas em seu curso;
  4. Trazer experiências práticas do exercício de sua futura profissão em ambiente controlado;
  5. Propiciar ao aluno domínio de ferramentas de pesquisa, norteadas pela ética, compatíveis com a realidade social e acadêmica para desenvolver valores inerentes à cultura acadÊmica;
  6. Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico.

Descrição

O desenvolvimento de um trabalho científico faz parte da formação acadêmica do graduando, mesmo que após o curso não seja a escolha do acadêmico.

O emprego de ferramentas e conceitos científicos no dia a dia da profissão que venha a escolher possibilita a maximização de seu potencial laborativo tornando-o assim mais competitivo no mercado.

A necessidade de qualificação pessoal tornou-se fator decisivo na vida do recém formado. Aquele que tem conhecimento e facilidade no uso de técnicas científicas dentro do ofício escolhido destaca-se dentre seus pares possibilitando seu progresso e sucesso.

O desenvolvimento do projeto e sua execução torna-se um campo fértil para a aplicação de seus conhecimentos, ainda dentro da academia, para que mais tarde sejam aplicados dentro do ambiente competitivo do mercado de trabalho.

Está-se diante de uma grande oportunidade de aprender e, sob orientação do professor, experimentar, acertar ou errar, mas sempre dentro de um ambiente controlado e que os erros cometidos não trarão consequência maior do que o próprio aprendizado.


Orientação do TCC

Cabe ao professor orientador, através de reuniões e de mensagens, o direcionamento do trabalho a ser executado assim como a correção de eventuais falhas ou desvios no curso da execução do trabalho.

Caberá ao professor conduzir o processo de orientação dentro dos seguintes propósitos :

  • possibilitar a compreensão dos aspectos sociais dentro do tema escolhido pelo aluno, uso de instrumentos técnicos e análises culturais de uma situação real do direito;
  • promover o amadurecimento de conceitos e formas de aplicação do Direito que contribuam na produção de conhecimentos;
  • integrar teoria e prática como momentos indissociáveis do processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver competências e habilidades relativas ao diagnóstico, à investigação, à análise e à resolução de problemas.

Características fundamentais do TCC

Autenticidade

O trabalho científico a ser desenvolvido deverá obrigatoriamente ser original e elaborado pelo aluno durante a execução de seu projeto. O texto não poderá simplesmente reproduzir outros textos já publicados, sob pena de plágio que é crime, e sendo constatada a ausência de autenticidade será o trabalho desqualificado e consequentemente atribuída nota zero.

Rigor acadêmico

O trabalho resultante deverá obedecer as regras técnicas adotadas pelo curso e em especial designadas pela faculdade para essa atividade. Da mesma forma exige-se do aluno o uso de métodos e técnicas.

Aprendizagem Aplicada

A busca de soluções para um problema extraído do contexto real do mundo empírico, que proporcionará novos saberes à base de conhecimento já existente.

Exploração Ativa

O trabalho deverá promover habilidades de autogestão no processo de pesquisa e desenvolvimento das atividades individuais  para execução do projeto.

Contextualização

O estudo deverá ser pautado no desenvolvimento de estudos de casos que refletem situações reais do contexto profissional da sociedade e da aplicação do direito.


Avaliação

Será avaliado o aluno que cumprir os prazos propostos pela faculdade para entrega do projeto e deposito do texto final.

Diante de uma banca com três professores do curso o aluno poderá fazer uma exposição sucinta que será seguida pela inquirição dos dois professores arguidores. 5794886342_09b5797e87O professor orientador será o presidente da mesa e promoverá questionamentos apenas em caráter excepcional, pois já avaliou o aluno durante a execução do projeto.

A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso deverá considerar, basicamente, os seguintes aspectos:

  • Pertinência e atualidade do tema;
  • Viabilidade técnica e econômica da proposta;
  • Cumprimento do cronograma proposto;
  • Formatação do trabalho; e,
  • Conhecimentos sobre o tema tratado.

Outras orientações e publicações poderão ser encontradas sob a categoria TCC.

Caso necessite de mais informações que não constem por aqui, procure o professor ou então a faculdade.